Informativo
TESE DE DOUTORADO DESENVOLVIDA NO NUPEF – DES/UFV – É PREMIADA COMO UMA DAS TRÊS MELHORES DO BRASIL
A segunda edição do Prêmio Brasil de Teses e Dissertações sobre Futebol e Direitos do Torcedor, promovido pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT) da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, divulgou o resultado com as classificações das melhores produções acadêmicas desse tipo no país em 2020.
Entre os trabalhos avaliados, a tese de doutorado do aluno Felippe Cardoso intitulada Esforço Cognitivo no Futebol: Uma perspectiva de avaliação e controle, desenvolvida no Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (Nupef) e orientada pelo professor Israel Teoldo, do Departamento de Educação Física da UFV, foi premiada com o segundo lugar.
A tese apresentou uma proposta inovadora para o entendimento do esforço cognitivo no futebol e como ele pode influenciar no desenvolvimento de jogadores inteligentes e criativos. Como premiação, além de um certificado e troféu, será lançado um livro com o conteúdo do estudo.
Outro trabalho em destaque na iniciativa também produzido na UFV foi Análise do comportamento tático em diferentes configurações de jogo: contribuições para o processo de formação no futebol, redigida por Marcos Paulo de Freitas Silvino e igualmente orientada pelo professor Israel. A dissertação foi considerada uma das dez melhores do país.
O resultado final do Prêmio Brasil de Teses e Dissertações sobre Futebol e Direitos do Torcedor pode ser visto no link https://bit.ly/3e6QQ2w.